Como não estragar a suas roupas durante a lavagem

como fazer suas roupas durarem mais

Imagem: Charles L.

 Eu já estraguei muita roupa na hora de lavar e agora, aproveitando a onda do meu desafio de não comprar nada durante um ano (roupas principalmente), fiz um post contando como eu cuido das minhas roupas para que elas durem por bastante tempo.

Leve a etiqueta a sério

Ela está lá por um motivo. E se você quiser manter suas roupas em bom estado é melhor aprender a decifrar os símbolos dela.

Lave com água fria

Além de economizar 90% da quantidade de energia gasta na lavagem de roupas, a agua fria é menos agressiva com as fibras das roupas.

Veja se é necessário lavar

Roupas desgastam durante o seu uso e a cada lavagem. No Brasil o clima é quente e faz a gente suar mais, mas acho que esse gráfico ainda vale.

Cuidado com roupas de ginástica e lingerie

Essas são peças delicadas e exigem mais cuidado, lave peças de renda e sutiãs na mão e use proteção na hora de centrifugar. Outra dica que eu vi num comentário da internet, mas acho que não vale a pena arriscar: evite usar amaciante em leggings de ginástica e outras peças com elastano para não perder a “firmeza” do elástico.

Lave na mão o que puder

Eu tenho um carinho muito grande pelas minhas camisetas estampadas. Por isso eu não arrisco colocá-las na máquina de lavar. Lavando na mão com água fria eu posso tomar mais cuidado para que elas não desbotem, a estampa não estrague e ela fique sempre com “cara de nova”.

Use o saquinho de proteção

Se não quiser lavar as roupas na mão, coloque no saquinho para que o atrito com as outras roupas e com a máquina não danifique as peças.

Dispense a secadora quando puder

 Além de ser mais uma fonte de gasto de energia, o calor da secadora pode danificar algumas roupas. E, lembre-se: NÃO COLOQUE ROUPAS DE LÃ NA SECADORA! A não ser que você queira transformá-la em uma roupa para o seu pet, porque elas encolhem para um tamanho sem volta.

Acho que é isso, espero que esse post ajude alguém. Beijos.

Deixe um comentário

