Onde reciclar seu lixo quando você mora em São Paulo

garbage-279776_640

A quantidade de lixo produzido pelo ser humano é imensa, e em São Paulo isso fica muito evidente. É só andar pela rua que vemos o lixo jogado na rua que acaba entupindo os bueiros e causando enchentes, móveis abandonados nas calçadas e eu podia continuar essa lista até ficar bem longa. Além do mais, grande parte desse lixo poderia ser reciclada.

Umas das questões que eu levantei nesses últimos anos foi de como levar uma vida mais sustentável vivendo na capital. Além da diminuição do consumo, diminuir a quantidade de lixo e reciclar o máximo possível também são medidas que devemos adotar. O problema é que existem políticas de reciclagem, mas não vemos muita divulgação delas ou as centrais ficam em pontos afastados da cidade.

Por isso eu pesquisei algumas categorias de materiais recicláveis e encontrei vários pontos e serviços de coleta na cidade. No link estão as listas. Espero que ajude.

Reciclagem

Lixo seco reciclável

A Prefeitura disponibiliza o serviço de coleta seletiva nos bairros da cidade. No prédio onde eu moro já é feita a coleta semanal de recicláveis entre os moradores para ser retirada pela empresa responsável.

Material orgânico

Existe um serviço da Prefeitura que destina lixo orgânico para centrais de compostagem, mas pelo que eu vi, esse serviço é destinado apenas às feiras livres da cidade. Por enquanto o jeito é jogar no lixo normal mesmo ou fazer uma composteira em casa.

Lixo eletrônico

O G1 fez uma matéria com uma lista bem completa dos pontos de descarte de lixo eletrônico. Além disso a Claro também tem um programa de coleta de telefones celulares usados.

Reaproveitamento

Tecidos

Se você costura ou faz artesanato sempre fica aquelas sobras de panos. Ao invés de jogar fora você pode Banco de Tecidos. Outra vantagem é que a sua contribuição pode virar crédito para a compra.

Material de construção

Agora se você vai fazer alguma reforma na sua casa você pode dar o destino correto ao entulho que sobrou da obra. A Ecoassist retira o entulho mediante agendamento e destina parte do material para a reciclagem. Se a quantidade for pequena, você pode levar até um dos Ecopontos da Prefeitura.

Descarte responsável

Pilhas e Baterias

Pilhas e baterias usadas são muito perigosas se jogadas no lixo comum devido ao metais pesados que podem contaminar a natureza. Por isso várias empresas fazem campanha de coleta do material. Você pode encontrar facilmente diversos estabelecimentos caixas para colocar pilhas usadas, caso não conheça nenhum o Pão de Açúcar disponibiliza uma lista dos pontos de coleta da rede.

Medicamentos

Agora para o descarte de medicamentos vencidos há uma lista de pontos de coleta da drogarias do Grupo Pão de Açúcar e também diversos outros pontos de coleta espalhados pela cidade.

Doações

Roupas, móveis e eletrodomésticos

Agora, se você não quiser vender as suas roupas e móveis usados, a melhor opção é doar para instituições de caridade. A LBV tem uma lista bem completa de diversas instituições de caridade que aceitam doações. Outra opção é procuras grupos de venda e troca no Facebook, que muitas vezes são voltados pra regiões da cidade, assim fica mais fácil a retirada.

E lembrem-se:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s