4 Coisas que você pode parar de comprar por impulso

SERENDIPITY

Muito provavelmente você conhece aquela expressão “de grão em grão a galinha enche o papo”. Esse ditado que fala para termos paciência, também pode ser usado em outro contexto.  Já parou para pensar quantas coisas que compramos ou por que o preço está “irresistível” ou apenas “porque sim”? E que de pouquinho em pouquinho o valor dessas compras acaba ficando beeem pesado no nosso bolso.

Existem sim produtos que são colocados nas lojas para serem comprados por impulso, por exemplo aqueles doces e outras coisinhas que ficam perto do caixa nas lojas. No entanto eu acredito que outras coisas também tendem a ser compradas “por impulso”.

A seguir eu coloquei uma lista de coisas que tenho notado no meu dia-a-dia que  podem fazer parte desta categoria.

  • Esmaltes

Toda vez que eu ia ao supermercado ou à farmácia, sempre rolava de dar uma olhada na prateleira de esmaltes (algumas lojas colocam até aqueles cestos cheios de esmaltes em promoção). E inevitavelmente sempre levava 1 ou 2 vidrinhos, mas o que eu comecei a notar é que a maioria acabava jogada na caixa de esmaltes e no final eu tinha um monte de esmaltes vencidos, quase não usados e um monte de dinheiro jogado fora.

  • Roupas em promoção

Acho que nada é tão tentador quando peças de roupas por preços bem baixos, porque sempre vemos essas peças como oportunidades, ora, se eu não comprar agora pode ser que não tenha mais, ou que o preço não esteja tão bom!

Mas será que você parou para pensar se você realmente precisa de tanta roupa? Ou então, que pode ser que o preço está assim baixo por causa da qualidade/durabilidade da peça? Será que você mesmo vai usar essa roupa? São perguntas a se ter em mente nessas horas.

  • O “must have” da estação

Quase a cada mês aparece um item que revistas de moda e blogs mostram como “must have”, ou seja, se você quer estar na moda e ser uma pessoa legal e estilosa você tem que comprar.

A questão é: moda vai e vem. Alguns anos atrás todo mundo usava calça skinny de cintura baixa e era quase impossível achar uma calça de cintura média/alta (e quem procurava era quem queria “esconder a barriga”). Hoje calças com cintura acima do umbigo são o novo “cool”, ou seja, não faz muito sentido. Então quando surgir vontade de comprar a nova tendência em moda pense: “eu realmente acho isso bonito? Combina com o meu estilo?”. Dessa forma evite gastar sua grana com roupa que vai ficar jogada no armário.

  • Lembrancinhas

Lembrancinhas são muito legais. Em qualquer evento ou ponto turístico tem uma loja pra gente comprar souvenirs, são chaveiros, canetas, camisetas e a lista desses itens só fica mais comprida. E de novo vem a questão: você realmente precisa disso? Você gostou tanto da experiência que quer ter um objeto que te lembre dela ou será que uma foto vai bastar? Você se sentiria mais feliz mostrando que você foi ou fez tal coisa para os seus amigos com uma publicação no face ou no instagram? Nem todas as experiências tem que ser transformada em um objeto.

E você? Tem alguma outra ideia sobre o que parar de comprar por impulso?

2 comentários sobre “4 Coisas que você pode parar de comprar por impulso

Deixe um comentário

