Séries – Revolutionary Girl Utena

Revolutionary Girl Utena Episode 14 The Boys Of The Black Rose [01EE29C2].mkv_snapshot_00.13_[2015.03.12_18.44.37]

Revolutionary Girl Utena, ou Shoujo Kakumei Utena no título original em japonês, é uma série animê baseada no mangá de Chiho Saito e Be Papas.

O animê é do gênero shoujo, ou voltada para o público feminino jovem. No entanto, a série quebra muitos estereótipos e não segue uma linha de história muito linear, as vezes apelando para o nonsense e partes surrealistas.

Revolutionary Girl Utena Episode 01 The Rose Bride [C5369F9B].mkv_snapshot_02.14_[2015.03.12_18.56.35]

A série conta a história de Utena, uma garota que quando pequena foi salva por um lindo príncipe que lhe deu um anel com um emblema de rosa e jurou que eles voltariam a se ver no futuro, de tão admirada que ficou, ela jurou que viraria um príncipe também. Quando ficou mais velha, entrou para a Academia Ohtori com esperança de encontrar o seu príncipe, pois a escola tinha como símbolo a mesma rosa do anel.

A partir daí o que acontece é tudo menos normal. Quem manda na escola é um conselho de estudantes formado pelos melhores lutadores dos clubes extracurriculares, que por sua vez recebe ordens de uma entidade misteriosa que prega que uma revolução deve ser feita para salvar o mundo. Além disso, todos os membros do conselho possuem anéis iguais àquele que foi dado à Utena pelo príncipe e que eles se denominam “duelistas”.

Ela acaba se envolvendo com o conselho dos estudantes depois que a sua melhor amiga foi humilhada pelo garoto que gostava. Ela vai até ele tirar satisfação e o desafia para um duelo.  No entanto, ela descobre que quando dois duelistas se enfrentam, eles competem pela “Noiva da Rosa”, uma garota misteriosa e com poderes mágicos chamada Anthy que tem total obediência ao seu “noivo”.

Utena vence o duelo e ganha o “direito” à Anthy, mesmo não concordando que alguém seja disputada feito um troféu. Porém, ela decide continuar a participar dos duelos ao ver quão mal Anthy era tratada pelo seu antigo “noivo”. A partir daí ela é desafiada várias vezes pelos outros duelistas e cada episódio a trama vai ficando mais sombria.

Revolutionary Girl Utena Episode 05 The Sunlit Garden Finale [96775F4E].mkv_snapshot_17.17_[2015.03.12_18.47.02]A história tem muito elementos figurativos e também usa muitos estereótipos para depois questioná-los e quebrá-los: garotas que aguardam ansiosamente pelo seu príncipe encantado e garotos promíscuos contrastam com Utena que usa roupas masculinas e quer ser um príncipe e personagens masculinos sensíveis.

Outro ponto marcante é a abordagem de temas importantes e sensíveis que não são abordados em histórias de conto de fadas tradicionais como relacionamentos abusivos, incesto, obsessões amorosas, descoberta da sexualidade, além de ter vários personagens lgbt e questionar os papéis de gênero.

Apesar de em certos momentos a história ficar confusa eu gostei bastante. A wikipedia menciona uma dublagem brasileira, mas não encontrei nenhuma informação de que a série foi transmitida no Brasil, o jeito é assistir com o áudio original japonês ou em inglês. Fora o roteiro, a trilha sonora também é um dos pontos fortes e cada duelo possui uma música diferente.

Detalhes da série:

Ano: 1997

Temporadas: 1

Episódios: 39

Avaliação: Muito boa

Recomendo para quem gosta de: histórias com garotas mágicas e super heroínas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s