Da Casa – Doação de Roupas

PASTE

Devo admitir que sou o tipo de pessoa que tem dificuldade de jogar coisas fora, mas desde que me mudei para São Paulo e passei a morar em um espaço consideravelmente menor do que estava acostumada, ficou mais difícil ignorar a bagunça e, nesses últimos quatro anos ficou extremamente insuportável. Assim, resolvi dar um basta na situação e organizar todo o meu apartamento.

Mas como?

Uma das coisas a ser feita ao separar roupas é determinar quais regras você vai seguir para descartar as suas roupas. As principais regras que eu encontrei foram:

  • Doar roupas que:
    • você não usa a mais de um ano (especialmente se já não servem mais)
    • estão desgastadas

Mas eu acho que devemos criar regras que melhor se aplicam a cada um de nós, por exemplo, um sobretudo pode estar parado a mais de um ano devido a um grande período de calor, mas que poderá ser usado em temperaturas mais baixas; e roupas desgastadas podem ser usadas como pijama ou para fazer exercícios.

Por isso, o meu primeiro passo foi determinar de quais roupas eu preciso:

  • Roupas casuais (jeans, camisetas, shorts)
  • Roupas sociais (vestidos sociais, calças, saias e camisas)
  • Roupas “de ficar em casa”
  • Pijamas

Depois foi a hora de determinar as regras, para isso eu fiz as seguintes perguntas:

  • Eu me sinto bem usando essa roupa?
  • Se hoje fosse a primeira vez que eu visse essa roupa, eu iria querer usá-la?
  • Esta roupa se encaixa no meu estilo pessoal/combina com o resto das minhas roupas? (para cada categoria)

Caso a resposta fosse “não” a peça ia direto para a pilha de doações. Também coloquei no monte roupas que já estavam rasgadas, mas que poderiam ser facilmente reparadas, se não, viraram pano de chão. O mesmo valendo para os sapatos.

O resultado:

10994975_856125934429564_911614302_n

E foi assim que eu me livrei de uma grande parte das minhas roupas que estavam entulhando o meu armário. E para começar foi só pensar nos resultados de doar as suas roupas: ajudar as pessoas e uma vida mais pacífica e organizada.

Um comentário sobre “Da Casa – Doação de Roupas

Deixe um comentário

